Um microclima, como mostrado pela ciência, é um lugar no mundo que possui um conjunto local de condições atmosféricas que diferem das demais áreas ao redor do local. Essas diferenças podem ser pequenas ou substanciais, dependendo de uma ampla gama de fatores, como o aspecto de uma determinada região.
O microclima é área relativamente pequena cujas condições atmosféricas diferem da zona exterior. Os microclimas geralmente formam-se quando há barreiras geomorfológicas, ou elementos como corpos de água ou vegetação. Há ainda casos de microclimas urbanos, onde as construções e emissões de poluentes atmosféricos dão origem ao aumento da temperatura, tal como da composição natural do ar, provocando diferenças de temperatura, composição da atmosfera, umidade e precipitação, entre outros componentes do clima.
Os microclimas são de bastante interesse para grupos como agricultores,jardineiros, pesquisadores, arquitetos entre tantos outros profissionais que podem precisar gerenciar pequenos ambientes para melhorar o crescimento das plantas, ou tornar um edifício mais energeticamente eficiente, ou auxiliar nas tomadas de decisões e tantas outras aplicações.
Normalmente, um microclima refere-se a regiões que variam em tamanhos. Eles podem variar de alguns metros quadrados, como uma cama de jardim, ou podem ter o tamanho de muitos quilômetros quadrados, com condições climáticas únicas. Os microclimas podem ser encontrados em vários lugares do mundo. Dois parâmetros principais usados para definir um microclima dentro de uma determinada área são a temperatura e a umidade.
Fatores que influenciam um microclima
Existem muitos fatores que influenciam um microclima. Em primeiro lugar, existem microclimas próximos a corpos de água que podem resfriar a atmosfera nas áreas locais. Em segundo lugar, eles foram observados nas regiões urbanas onde o material das estruturas, como o concreto, absorve a energia do calor. Em terceiro lugar, a inclinação de uma região desempenha um papel fundamental na contribuição para um microclima. A pesquisa mostrou que as encostas voltadas para o sul no Hemisfério Norte e as encostas voltadas para o norte no Hemisfério Sul recebem muito mais luz direta do sol do que as encostas opostas. Isso consequentemente os torna mais quentes por períodos mais longos, fazendo com que o declive tenha um microclima mais quente do que as áreas próximas ao declive. Por fim, a área mais baixa de um vale estreito tem sido rapidamente congelada em comparação com as regiões adjacentes do vale. Isso pode ser explicado pelo fato de que o ar frio afunda e, portanto, uma brisa seca pode não atingir o fundo mais baixo do vale. Portanto, a umidade persistirá e precipitará e eventualmente congelará, criando um microclima.
Significado de um microclima
Alguns microclimas ao redor do mundo provaram ser úteis, pois proporcionam aos agricultores uma pequena região de cultivo para uma grande variedade de culturas que são incapazes de prosperar na área maior do entorno. Isso oferece uma grande oportunidade para os agricultores selecionarem e posicionarem suas colheitas nas melhores condições climáticas.
Os microclimas também são ambientes feitos sob medida que podem estar em um espaço fechado pelo qual são criados, manipulados e mantidos em locais como exposições de arte e unidades de armazenamento. Isso é realizado usando técnicas passivas, como sílica gel ou ferramentas de controle ativo para microclimas.
O tipo de solo em uma determinada região pode influenciar muito os microclimas, pelo que os solos pesados em argila são conhecidos por moderar temperaturas próximas ao solo. Por outro lado, o solo que contém muitas bolsas de ar fornece uma permissão para o calor ficar preso sob o solo superficial, dando origem a chances induzidas de geada ao nível do solo.